top of page

Como conseguir assumir a responsabilidade por nossas escolhas

  • Foto do escritor: VeridianaMartins
    VeridianaMartins
  • 15 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

“Não tenho escolha” é a frase carro-chefe de quem não quer assumir a responsabilidade por suas escolhas. Nós sempre temos opção, a questão é se estamos dispostos a assumir os riscos e consequências das nossas escolhas.


Pensar dessa forma pode parecer num primeiro momento um pouco pesado, mas te convido a ressignificar isso e entender como assumir a responsabilidade por nossas escolhas pode tornar os nossos fardos mais leves.

ree

Contudo, é importante entender que isso somente acontece quando temos, o que chamo de “decisão consciente” e para isso eu preciso do que: responsabilidade.


A ideia de escolha está diretamente ligada a prioridades e, consequentemente, a responsabilidade por aquilo que não priorizamos. A questão é: você está disposto a tomar uma decisão consciente pelo que você escolheu e assumir a responsabilidade por sua decisão?


Quando temos clareza do que queremos, torna-se mais fácil decidir, e assumir a responsabilidade por essa escolha. Quando fazemos isso de forma consciente, não há peso porque sabemos os reais motivos que nos fizeram decidir assim independente do que os outros pensam.


Uma coisa que aprendi com a mediação é que antes de negociarmos com o outro devemos identificar o que queremos. Mas como eu vou fazer isso se não sei o que quero? Temos um vocabulário amplo para expressar nossas críticas ao outro, mas não conseguimos expressar nossas reais necessidades.


Minha dica é (eu uso isso nas mediações, mas serve para a vida!) começar a entender como você se sente. Isso não é tarefa fácil, somos verdadeiros analfabetos emocionais e temos muita dificuldade em identificar nossos próprios sentimentos, mas quando conseguimos identificá-los tudo fica mais claro.


Identificado como nos sentimos, devemos nos perguntar: “o que está me faltando que faz eu me sentir assim?” A partir dessa pergunta e das possíveis respostas que surgirão, passaremos a ter uma melhor compreensão de nossas reais necessidades e ao identificarmos o que necessitamos a tomada de decisão fica mais leve e passamos a entender que nossas escolhas tem um motivo.


Fica muito mais fácil assumirmos a responsabilidade pelas nossas escolhas quando temos clareza do que queremos.


Comentários


bottom of page