top of page

Networking é construção de rapport

  • Foto do escritor: VeridianaMartins
    VeridianaMartins
  • 13 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Networking não é venda, é construção de rapport e quando você passar a compreender isso terá muito mais sucesso nos negócios. Aqui eu vou te dar algumas dicas de como conseguir construir rapport com sua rede de relacionamento e assim criar um networking que possa te trazer resultados a longo prazo.


Primeiro vamos lembrar que “pessoas precisam de pessoas” e essa será a nossa matéria prima de trabalho quando falarmos tanto de networking, quanto de rapport.

Mas o que é networking? Networking é a rede de relacionamento que formamos ao longo de nossa vida. São os nossos “contatos”. São profissionais que conhecemos e com quem trocamos informações relevantes de forma mútua e recíproca.


Uma pessoa com um bom networking é considerada uma pessoa que possui contatos relevantes em sua rede de relacionamento. É importante lembrar que assim como esses contatos são importantes para você, você também tem que ser importante para a sua rede e isso é construído através do rapport.

ree

O primeiro passo para que isso aconteça é interagir com pessoas, então antes de aprender a construir rapport para criar um bom networking lembre-se: você precisa estar disposto a agir e se expor para criar a conexão necessária com o outro.


E onde eu posso fazer isso? Todas as situações são oportunidades para criarmos nossa redes de contatos, mas a minha dica é: circule em ambiente onde haja pessoas que você considere relevantes, interaja com elas e construa o seu rapport, pois é ele que vai garantir que você seja lembrado entre tantos outros profissionais.


Mas o que o é o rapport? Rapport é o estabelecimento de uma relação de confiança e respeito, que constrói e sustenta os relacionamentos (lembrando que networking é rede de relacionamentos!). Rapport é a conexão empática que há entre duas pessoas.


Segundo a psicologia, o rapport envolve três elementos: atenção, positividade e coordenação. Atenção diz respeito ao interesse legítimo pelo que a outro. Positividade trata de se ser amigável e ter uma postura positiva (ninguém quer se conectar com alguém negativo). Coordenação pressupõe interagir em sintonia com o outro (aqui não vale aquela premissa de que os opostos se atraem)


Não há como forçar o rapport. Ele exige uma demonstração de sincero interesse pela opinião e pensamentos do outro.


Diferente do que muitos falam, rapport não é uma técnica, ele é o que sustenta a construção dos relacionamentos, mas há técnicas que podem ser usadas para se construir o rapport.


Técnicas para construção de rapport:


Prestar atenção: estar atento à detalhes do cotidiano que envolve a outra pessoa.


Demonstrar interesse: ter atitudes de demonstração de interesse como tratar a pessoa pelo nome, perguntar sobre o cachorro, a faculdade, comentar sobre uma publicação nas redes sociais.


Reciprocidade: é oferecer sem esperar nada em troca, são atos de gentileza que levam o outro a perceber que é notado


Espelhamento: ter atitudes e uma postura semelhante ao outro.


Validação de sentimentos: demonstrar reconhecer os sentimentos do outro.


Como fazer isso? Treinar isso todos os dias, em todas as situações possíveis até que se torne algo natural.


Você reparou que várias vezes eu usei a palavra “construção”? Isso mesmo, rapport é construção, ele não acontece em um ato. E será essa construção que sustentará redes de relacionamento duradouras.


Comentários


bottom of page