O que aprendi com Joel Jota
- VeridianaMartins
- 11 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de mai. de 2023
“O sucesso é treinável”. Essa frase não é minha, é dele! Joel Jota é aquele palestrante/mentor que dá uma sacudida na gente.
Conheci o trabalho dele em 2019 e foi muito bacana porque me identifiquei muito com tudo o que ele dizia. Ele faz um paralelo entre esporte e carreira, algo que eu realmente acredito.

Tenho certeza que minha rotina de atleta tem me ajudado a superar os desafios diários. Atletas são pessoas que não dão desculpas e não desistem facilmente. Se queres investir na tua carreira a longo prazo, te aconselho a começares a praticar algum esporte, se puder ser de maneira competitiva melhor ainda, isso vai te preparar para a vida.
O livro 100% presente do Joel Jota nos traz muitas reflexões e ensinamentos e o primeiro deles é que “pessoas precisam de pessoas”, então ainda que haja tecnicidade em nosso trabalho não podemos esquecer do fator humano.
Nesta obra Joel Jota nos ajuda a despertar o gigante que há dentro de nós, para que possamos ter coragem de decidir e fazer aquilo pelo qual temos paixão, conhecimento e habilidade natural.
Ele nos mostra como usar o poder da disciplina, do foco e dos mini-hábitos para atingirmos o nosso potencial máximo, ou seja, para atingirmos a alta performance.
O livro nos traz 5 passos que devemos seguir para conseguir isso:
1. Autoanalise: refere-se a descobrirmos o que fazemos de melhor, o nosso ponto forte, aquilo que fazemos bem com pouco esforço. Todo mundo tem alguma habilidade que realiza com facilidade acima de qualquer outra ou melhor que a maioria das pessoas. É aqui que mora a grande chance de nos diferenciarmos.
2. Ação imediata: aprender as atitudes que devem ser colocadas em prática agora e que poderão mudar a nossa vida como um todo. Aqui está a ideia de criar hábitos que nos levem à disciplina como forma de não ficarmos dependentes da motivação.
3. Mentalidade: não há mindset certo ou errado, existe o adequado para cada um, o que o livro nos ensina é como aprender a desenvolvê-lo, pois é possível controlar o nosso pensamento para construir uma realidade com os resultados que pretendemos alcançar.
4. Treinamento: lapidar nosso talento em um ambiente favorável para nosso desenvolvimento e com pessoas que nos fazem crescer, trabalhando o foco, a disciplina, a personalidade, o ambiente e os recursos.
5. Consistência: a ideia é nunca pararmos de melhorar os nossos pontos fortes, fazer aperfeiçoamentos contínuos por meio da disciplina diária, do progresso controlado e do ajuste fino.
Mini-hábitos. Mini metas. Pense grande. Comece pequeno. A mudança não é um ato, é um processo. Leia com ânsia de aprender. Vale a pena!
Comments