top of page

Comunicação Não-Violenta como filosofia de vida

  • Foto do escritor: VeridianaMartins
    VeridianaMartins
  • 7 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de ago. de 2023

Minha capacitação como mediadora profissional exigiu uma formação multidisciplinar, na qual precisamos aprender e desenvolver habilidades comunicativas e negociais.

No caminho do desenvolvimento das habilidades comunicativas eu conheci a CNV (ou Comunicação Não-Violenta), aprendizado que se estendeu além dos aspectos comunicativos e se tornou minha filosofia de vida, pois com ela aprendi como desenvolver a autorresponsabilidade.


CNV

A consciência dessa auto responsabilidade não vem apenas de um ato, mas de uma ampliação de consciência sobre a vida e a maneira como eu me comporto nesse mundo. Essa mudança de mentalidade levou-me a uma mudança de hábitos e organização da minha rotina, o que me tornou uma pessoa menos estressada, mais produtiva e feliz. Nela encontrei a porta para a jornada da felicidade e o sucesso.


Esse caminho não é fácil, o desenvolvimento pessoal exige muita energia de nós. Mas conhecer a essência da CNV me trouxe clareza para compreender especialmente os conflitos internos que nos impedem de ter uma vida mais plena.

Conduzir minha vida a partir da CNV me tornou uma pessoa mais focada, disciplinada e produtiva. Hoje eu consigo tirar meus projetos do papel, dizer “não” sem culpa, não procrastinar, fazer muitas coisas que me deixam realmente feliz. A CNV me ensinou a ter maior controle sobre a minha vida.


Mas o que vem a ser a CNV? A CNV é uma técnica que usamos para reformular a maneira como nos comunicamos (fala e escuta), deixando de ser algo automático e passando a ser algo fundado em nossas (ou dos outros!) reais necessidades.

A ideia de "não-violência" trazida aqui não se refere gritar enquanto se fala, a xingamentos ou a maneira educada como nos expressamos e sim aos nossos discursos acusatórios ou carregados de julgamentos. Isso é algo que até começarmos a estudar a CNV não percebemos, mas nossa comunicação é sim, julgadora e acusatória.


A CNV é baseada em 4 premissas as quais, se tiradas do contexto da comunicação, e levadas para o nosso dia a dia são capazes de mudar nossa postura e comportamento perante a vida.


As premissas da CNV são:


1) observar os fatos sem julgamentos,


2) compreender nossos sentimentos frente a esses fatos,


3) compreender nossas necessidades provocadas por esses sentimentos,


4) fazer um pedido que satisfaça nossas necessidades.


Já são alguns anos de estudo e aplicação prática da CNV e eu posso garantir que ela mudou minha maneira de viver. Quando eu compreendi profundamente a essência da CNV e passei a usá-la como filosofia de vida, aplicando suas premissas não apenas na comunicação mas na maneira de viver, eu deixei de me colocar como vítima das circunstâncias e assumi o protagonismo sobre minha vida.


A CNV envolve uma mudança de mentalidade e da maneira como enxergamos o mundo, as pessoas, os conflitos, sejam externos ou internos. A CNV nos prepara para a vida.



Comentários


bottom of page